Na hora de comprar tintas para sua casa é importante ter um conhecimento básico sobre os tipos de tinta e seus acabamentos. Isso ajudará a encontrar a tinta ideal para alcançar os resultados que você espera.
Cada ambiente tem as suas particularidades e pode demandar de um acabamento diferente.
Escolher o acabamento adequado não interfere somente na questão estética. A textura ideal de uma superfície garante a qualidade e a durabilidade do serviço realizado.
A seguir, falamos sobre as diferenças entre os acabamentos das tintas para que você entenda e faça as melhores escolhas na hora de pintar sua casa.
Acabamento fosco
O acabamento fosco tem aspecto aveludado e não tem brilho. O resultado é muito parecido com o das lousas (paredes que podem ser riscadas). Superfícies que recebem um acabamento fosco também se tornam riscáveis.
É ótimo para ambientes como quarto ou sala, pois ajuda a uniformizar luzes difusas. Porém, seu uso não é recomendado em todos os locais, pois pode sujar com facilidade e o processo de limpeza é difícil, além de ser pouco resistente à água. Portanto, deve-se evitar seu uso em banheiros, lavanderias e superfícies próximas à pia.
É uma boa dica de acabamento para disfarçar diferenças de nível em superfícies.
Acabamento semibrilho
É o tipo de acabamento que mais proporciona brilho, pois reflete a luz nas superfícies onde é aplicado. É ideal para paredes lisinhas, sem imperfeições.
Oferece uma boa resistência à umidade, visto que a textura reluzente ajuda a minimizar a proliferação de mofo.
É ótimo para aplicar em quartos infantis, pois é resistente à arranhões e a limpeza é muito prática.
Quanto mais demãos forem dadas de uma tinta com acabamento semibrilho, maior será o brilho da parede. Lembre-se disso!
Acabamento acetinado
Fica entre o fosco e o semibrilho, podendo ser considerado intermediário entre os três tipos de acabamento. Ele reflete a luz, porém de forma mais moderada e discreta.
Também oferece uma ótima resistência à umidade e quando bem aplicado, ao tocar a parede a textura lembra o cetim, é por isso que leva esse nome.
O acabamento acetinado é ideal para cozinhas, lavabos e banheiros e combina muito bem com tintas de tons claros. Sua usabilidade vai além das paredes, podendo ser utilizado na pintura de portas, janelas, rodapés e móveis.
A única observação é com relação aos retoques, que são mais difíceis de serem feitos. Por isso, o ideal é usar em locais que não estão tão suscetíveis à sujeira.
O que levar em consideração ao escolher o tipo de acabamento?
- Observe se a parede está bem nivelada ou se ela apresenta imperfeições no revestimento;
- Analise se o local de aplicação suja com muita facilidade. Ambientes que tem uma grande circulação de pessoas estão mais suscetíveis à sujeira;
- Verifique se o local da pintura está exposto a condições de umidade;
- Verifique também a luminosidade, pois os acabamentos podem contribuir para ambientes mais claros ou mais escuros.
Após essa análise prévia, você saberá qual é a o tipo de acabamento ideal para a sua pintura. Lembre-se que é importante preparar a superfície de forma adequada e manter todos os cuidados de aplicação para um resultado satisfatório.
Outro ponto de suma importância para atingir bons resultados, é se atentar a qualidade da tinta adquirida. Para garantir a aquisição de produtos de alta qualidade, faça suas compras na TMS Cores.
Somos uma loja especializada em tintas que trabalha com marcas líderes do mercado e oferece uma ampla variedade de opções para atender todos os gostos, estilos e necessidades.
Caso ainda tenha dúvidas sobre o tipo de acabamento ideal para seu serviço, pode conversar com um de nossos especialistas. Temos um time expert no assunto para ajudar você a tomar as melhores decisões.
Acesse o site da TMS Cores e conheça nossos produtos.