Confira as melhores dicas para evitar manchas ao pintar paredes e obter um resultado impecável na sua pintura.
Ao pintar a casa, todo mundo quer um resultado perfeito, não é mesmo? Mas, nem sempre isso acontece. As manchas na pintura são mais comuns do que você imagina e podem ser causadas por diversos fatores.
Se você quer se aventurar na pintura da sua casa e evitar as indesejáveis manchas, a seguir nós trouxemos as melhores dicas para você evitá-las e obter um acabamento impecável em suas paredes.
1 – Escolha o rolo adequado
Um dos principais fatores que levam as manchas na pintura é o uso de um rolo inadequado. Caso você ainda não saiba, existem rolos apropriados para cada tipo de pintura.
A escolha do acessório vai depender do tipo de tinta a ser utilizado e ainda, da superfície a ser trabalhada. Alguns dos tipos de rolo mais comuns são:
- Rolo de lã de pelo alto: indicado para aplicação de tinta acrílica e látex em paredes rugosas ou com texturas;
- Rolo de lã de pêlo baixo: indicado para aplicação de tinta látex, tinta acrílica ou epóxi em superfícies lisas, sejam paredes, teto ou azulejos;
- Rolo de espuma de poliéster: indicado para aplicação de tinta esmalte em superfície de metal ou madeira;
- Rolo de lã sintética: é anti respingo e por isso, é mais indicado para aplicação de tinta acrílica ou látex em superfícies lisas como paredes e teto.
2 – Confira a previsão do tempo
Você sabia que o clima pode influenciar no resultado da pintura? É isso mesmo. O ideal é pintar em dias de clima ameno.
Em períodos em que o ar está muito seco, a tinta não se alastra na parede como deveria, o que faz com que ela fique manchada. Caso a umidade esteja inferior a 10%, evite fazer qualquer trabalho de pintura na sua casa.
Portanto, antes de dar início ao trabalho, lembre-se de conferir a previsão do tempo.
3 – Capriche na limpeza do local
Antes da pintura, é fundamental que o local passe por uma boa limpeza. Você pode utilizar água e detergente neutro para fazer essa higienização.
Em paredes com mofo, utilize água sanitária. Para outros tipos de sujeira e imperfeições, você pode usar álcool e uma lixa para remoção.
4 – Cuidado com tintas diferentes
Ao utilizar mais de uma lata de tinta para pintar a mesma superfície, procure adquirir produtos do mesmo lote. Para isso, basta conferir o número do lote na embalagem.
Isso garante que não existam diferenças, mesmo que mínimas, no tom da tinta, o que pode acarretar em manchas.
5 – Atenção a possíveis reparos com massa corrida ou acrílica
Caso a parede tenha recebido aplicação de massa corrida ou acrílica para correção de imperfeições, a atenção deve ser redobrada. Isso porque, a parede pode ter ficado mais absorvente, o que contribui para que as manchas apareçam.
A dica aqui é diluir uma demão de tinta com 30% de água para passar somente nessas áreas antes de iniciar a pintura. Após a secagem, você pode proceder com a pintura normalmente.
6 – Atenção ao misturar a tinta
Ao misturar a tinta, é muito importante tomar os devidos cuidados para a homogeneização da cor. Para isso, o indicado é utilizar uma espátula retangular.
Esse acessório contribui para que a mistura aconteça de maneira padronizada e completa.
Você pode adquirir todos os acessórios necessários para sua pintura aqui na TMS. Nós também contamos com uma ampla variedade de tintas para você encontrar a ideal para sua pintura.
Acesse o site e saiba mais sobre nossa empresa.